Na tarde de segunda-feira, 30, o Comitê de Produtos da Abracorp reuniu-se com representantes das cinco locadoras de maior relevância no mercado, para dar sequência à tarefa de padronizar e simplificar os vouchers de faturamento para as agências de viagens. O grupo de trabalho envolve, além do comitê (formado por representantes da Avipam, Costabrava, Hostway e Tivolitur), as empresas Avis, Hertz, Localiza, Movida e Unidas. Chegou-se à conclusão de que apenas cinco modelos de documento atendem mais de 90% daqueles atualmente em uso (mais de 40 tipos).

O setor de locação representava, até 2015, cerca de 1,5% do total do volume de vendas das associadas ABRACORP. Esse número, em 2016, saltou para 2,3%, ou seja, um expressivo crescimento. Quanto mais simplificados e automatizados, os processos tendem a entrar na rotina das pessoas. Com isso, é natural a tendência de crescimento para o setor.

Para o diretor-executivo da Abracorp, Gervasio Tanabe, “estamos empenhados em buscar mecanismos de aprimoramento de processos. Cabe lembrar que esse esforço vem ao encontro da missão da entidade, que é ser referência na indústria de viagens corporativas, promovendo seu desenvolvimento”, explica. Tanabe acrescenta que a padronização dos vouchers vai beneficiar não apenas o segmento de viagens corporativas, mas todo o mercado de turismo. Em fevereiro haverá um novo encontro, com a presença de outros players impactados pela padronização.