logo-convencao-abracorp-2014 (1)

Na sexta-feira passada (5), a Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) realizou a CONVENÇÃO ANUAL 2014, na cidade de Santiago, no Chile. O evento  foi patrocinado pelo Grupo LATAM Airlines e pelo Turismo do Chile, além de contar com o apoio da Travel Ace Assistance e da Imaginadora.

Durante a convenção foram discutidos os resultados de 2014 e o planejamento da entidade para 2015, com destaque para a plataforma B2B Reservas, que apresentou um notável avanço, especialmente com o apoio recebido por entidades do setor hoteleiro, como a ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) que percebeu na plataforma, algo definitivamente novo num setor que há anos busca uma evolução em seus processos de faturamento e conciliação de informações dentro da cadeia de produção.

A entidade deverá apresentar algumas novidades nos indicadores fornecidos ao mercado, através das pesquisas trimestrais. A importância desta pesquisa de vendas da Abracorp é expressiva e muito importante, já que, hoje, grandes fornecedores da cadeia usam essas informações em suas estratégias de atuação. Isso, ao mesmo tempo que é motivo de orgulho, impõe, por outro lado, mais responsabilidade na coleta e divulgação dessa pesquisa.

Durante a apresentação também foram destacados avanços no que diz respeito a três pontos-chaves: qualificação, com revisão de processos e busca de novos provedores, tecnologia e comunicação e interação com o mercado (clientes, fornecedores e governo). Neste ano de 2014 houve, ainda, uma aproximação da Abracorp com o Ministério do Turismo e com outras entidades do setor, além de maior audiência do site da entidade – que, inclusive, terá a versão em inglês no primeiro semestre – e a atuação da entidade em eventos do setor de viagens e turismo (ABAV e Festuris).

Projetos para 2015

Para o próximo ano, a Abracorp irá desenvolver o segmento MICE, por meio de ações de qualificação junto aos gestores de eventos das agências, pois há uma abordagem positiva neste segmento e, deste modo, a entidade participará de forma mais efetiva, ajudando as agências e associações a desenvolverem esse programa.

O MICE é um dos segmentos que mais cresce no Brasil – só em 10 anos houve um aumento de 408% no país. Para concretizar esse projeto, de acordo com a ICCA.

Outro importante foco será a qualificação profissional. O objetivo da Abracorp é bem abrangente nesse sentido. Atuar para as grades curriculares das universidades sejam revistas e atualizadas para os dias de hoje, buscando uma integração da sala de aula com o dia-a-dia do setor, que não implica, exclusivamente, em hospitalidade dos conceitos atuais, tudo isso com ações integradas com as demais entidades e também com o apoio do Ministério do Turismo.

Para 2015, a entidade também conta em sua programação a realização de um Fórum Abracorp MICE. O evento está agendado de 5 a 8 de março, no Centro de Convenções de Fortaleza, no Ceará, com a participação somente dos diretores das agências. No próximo ano os esforços serão concentrados nesse e outros projetos, sempre trabalhando com o apoio de todos os associados para continuarmos a ser referência no mercado de viagens corporativas.