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Hora de passar o bastão!

Aprendi com meu pai que a vida profissional não se restringe à luta cotidiana para tornar nossas empresas sólidas, saudáveis e bem-sucedidas. Fora das quatro paredes dos nossos escritórios, há missões fundamentadas no voluntarismo, no engajamento setorial e na percepção de que, sozinhos e isolados, somos mais vulneráveis.

Nossa empresa pode ser uma ilha de excelência, por exemplo. Mas é preciso enxergar e levar em conta o arquipélago todo em sua volta… A união de propósitos e a comunhão de práticas saudáveis, de forma organizada, levam à criação de instituições, de entidades que não visam a lucro, mas ao fortalecimento coletivo dos associados, proporcionando ganhos para o mercado como um todo.

Assim sintetizo a razão de ser da Abracorp! E, também, o escopo da minha atuação na Presidência do Conselho Administração da entidade, em mandato de dois anos, que chega ao encerramento. Conforme sinalizei na posse, não postularia mais um biênio, como prevê o estatuto da Abracorp.

Sempre acreditei na força do coletivo e continuo acreditando muito na força da nossa ABRACORP, afinal, isso foi o que me motivou, naquele momento, a decidir dedicar parte do meu tempo e da minha experiencia em prol desta entidade e, por consequência, de toda a nossa indústria! Sim! Alguns projetos em fase de conclusão têm impacto direto em toda cadeia de fornecedores e empresas clientes. Contudo, como dito acima, a entidade representa o coletivo e, portanto, é hora de passar o bastão e dar espaço a outros associados também darem a sua contribuição.

Para efeito de registro, cabe resgatar algumas ações que marcaram este ciclo, dentro de um plano de metas até mesmo ambicioso, considerando a profundidade e complexidade dos processos de mudança:

  •  Logo no início fizemos a revisão do nosso Planejamento Estratégico, com assessoria da KPMG;
  • Em seguida, mudamos o formato das reuniões, tornando-as mais interativas, dando espaço ao associado para participar da co-criação de projetos importantes para o setor e criamos um ambiente favorável a discussão de temas relevantes (espaço chamado de “voz do associado),
  •  Decidimos colocar as mãos num “vespeiro” (afinal, apurar os números de vendas de uma empresa muitas vezes já é difícil, imagine consolidar os dados de 30!) e implantar o BI Abracorp – concluída fase 1 do projeto. Esta ferramenta irá oferecer dados estatísticos incríveis para toda indústria;
  • Realizamos o 1º Fórum Abracorp direcionado ao mercado, dentro da Abav Expo 2017;
  • Dado o sucesso do 1º, realizamos do 2º Fórum Abracorp, este na WTM LA 2018 e operacionalizado 100% pelo nosso comitê de Eventos;
  • Revitalizamos as atividades dos comitês temáticos, que incluiu, entre outras atividades, a padronização de vouchers das locadoras de automóveis.
  • Com o apoio de outras entidades e de alguns fornecedores parceiros, estamos em vias de lançar nossa plataforma de Princípios e Valores do Associado e Guia de boas práticas dos Fornecedores e Clientes.

Esta plataforma tem por objetivo promover as melhores práticas em gestão de viagens corporativas e nortear um relacionamento ético e sustentável entre as três partes (TMC & FORNECEDOR & EMPRESA-CLIENTE).

Sobre o BI Abracorp, estou certo de que se trata de iniciativa de grande impacto e relevância para o mercado como um todo, ao conferir mais abrangência e precisão na coleta, apuração e análise de dados setoriais. As cias aéreas, a hotelaria, as locadoras e seguradoras; os meios de pagamento; enfim, todos os elos de uma extensa cadeia de valor podem, com os recursos do BI Abracorp, ter acesso – sob medida – a informações apuradas de forma automática e não mais manual, tendo assim aderência a diretrizes de compliance e governança.

Herdeira da série histórica de dados que eram divulgados pelas entidades que lhe deram origem (FAVECC e a TMC Brasil), a Abracorp só fez conquistar credibilidade e reconhecimento como referência setorial.
O Boletim Abracorp em Ação, recém-lançado pela Coordenadoria dos Comitês da entidade, que tem à frente Daiana Moreira, é parte das nossas iniciativas educacionais. Os materiais produzidos estão disponíveis na biblioteca virtual Abracorp (abracorp.org.br) ou nas redes sociais…

Ao fim desta missão, quero agradecer o apoio recebido por todos, em especial dos membros do nosso Conselho, do meu vice-presidente (Carlos Prado), que me ajudaram muito nesta empreitada; também quero agradecer aos meus antecessores nesta posição (Edmar e Francisco), que me apoiaram em todas as iniciativas propostas. Meu reconhecimento à presteza e profissionalismo dos colaboradores que tocam o dia-a-dia da entidade (Daiana e Michelle), incluindo o nosso ex-diretor executivo Gervásio Tanabe, que agora empresta seu talento e dedicação à Abav Nacional.

A Abracorp está pronta para receber o novo presidente do Conselho de Administração. Seja ele quem for, vai contar com uma boa base e caminhos bem delineados para tornar a entidade mais e mais significativa para o segmento de viagens corporativas! Acredito em decisões coletivas, que amplificam a força de união.
Abraços e Sucesso a todos!

Como tomar melhores decisões no atual mercado do Turismo

Por Lucio Oliveira

Como tomar melhores decisões no Atual Mercado do Turismo?

Olá Empreendedores e Gestores deste imenso e apaixonante mercado do Turismo, é com muita honra que escrevo esta matéria para todos os decisores do mercado do Turismo, em especial para todos os que atuam diretamente no mercado de viagens a negócio, eventos e incentivos.

Quantas são as decisões a serem tomadas diariamente no mercado atual das viagens corporativas?

Ao longo destes últimos anos como consultor e conselheiro, tive a oportunidade de conviver em projetos com mais de 150 empresários e gestores do turismo de todos os segmentos e tamanhos. Isso me proporcionou traçar uma amostra para definir um perfil dos bravos militantes do nosso mercado. A partir destes aprendizados, consegui encontrar algumas das dores que os afetam fortemente nas decisões . Descrevo aqui 6 delas que considero mais estratégicas:

  • Manter a lucratividade do negócio mesmo com a queda brusca das margens.
  • Sobreviver a concorrência acirrada com mais players nacionais e internacionais que se utilizam de novos canais de comunicação e vendas na busca pelos clientes.
  • Adaptação ao novo consumidor e ainda gerar valor agregado aos serviços prestados.
  • Capacidade de segmentar a empresa, engajar a equipe e ainda implementar um modelo orientado a gestão de resultados.
  • Implementar a eficiência total, a competitividade, o encantamento e a entrega aos clientes.
  • Mitigar todos os riscos do negócio e ainda se manter

Para conseguirmos tomar as melhores decisões para estes principais desafios, temos, primeiramente que dividir nosso aprendizado em 02 etapas, sendo elas a primeira em entendermos os conceitos sobre tomada de decisões e após isso, como podemos tomar as melhores decisões no mercado do turismo.

Como tomamos as decisões de nossas vidas?

Os estudos da psicologia e da neurociência, mostram que tomar decisões é escolher entre alternativas. Toda decisão pressupões a uma renúncia.

Tomamos nossas decisões baseados em 5 aspectos e emoções:

  • Instintos

Baseado em emoções de sobrevivência da espécie.

  • Crenças Subconscientes.

Decisões baseadas em aspectos com alta carga emocional com pouca influência de outras pessoas.

  • Crenças Conscientes

Pensamento estruturado com tempo para tomada de decisões e pouca carga emocional, baseando em experiências do passado e projeções futuras.

  • Valores

Decisões alinhadas a valores  e não crenças, sempre de forma racional.

  • Intuição

Pensamentos com foco na sabedoria com reflexão e conhecimento profundo.

E as decisões nas empresas, como são tomadas em sua maioria?

Dentro das organizações existem níveis de hierarquia para que possamos ter um aprimoramento da tomada de decisões e com isso a busca pelos melhores resultados.

O posicionamento, valores, crenças, a cultura e o momento da empresa, irão pesar diretamente nas decisões dos líderes.

Um dos pontos mais importantes é buscarmos um equilíbrio entre todos os elementos da cadeia de tomada de decisões dentro das organizações.

A tomada de decisão equilibrar traz muito resultado para as organizações e para que possamos ter uma decisão eficiente temos que seguir 07 passos para o êxito:

  • Conhecer bem o Problema
  • Limitar as opções de escolha
  • Apoiar-se totalmente em dados
  • Avaliar todos os possíveis riscos
  • Pensar no histórico passado e nas experiências
  • Ter assertividade no momento da decisão
  • Considerar o futuro e os impactos da decisão a ser tomada

A segunda etapa para tomarmos as melhores decisões no atual mercado do turismo, é após entender bem o momento e as tendências do mercado, ter nossas decisões amparadas em dois pilares:

  • Tomar as decisões amparadas na gestão de riscos da empresa, seja ela uma TMC, um fornecedor do TRADE e uma empresa Compradora. Alguns pontos do atual mercado não podem ser ignorados quando o assunto é Riscos, como gestão da informação, compliance, transparência, qualidade e riscos da entrega dos serviços e principalmente devemos tomar as decisões amparados nas questões de sustentabilidade financeira, ou seja, capacidade de crédito a ser assumido, margens mínimas de ganho, e riscos de honrar os compromissos e vencimentos das despesas do projeto ou contrato dentro dos prazos e condições negociadas.
  • Sempre buscar a decisão através da visão de PARCERIA, onde todos os players devem dividir de forma profissional e transparente, seus limites e riscos para conquistar a longevidade de toda a cadeia do turismo de negócios no médio e principalmente no longo prazo. Temos que ter claramente que o projeto ou contrato tem que ser bom de forma equilibrada para os TMC´s, para os Fornecedores, para as Empresas Compradoras e para os Viajantes.

Somente com esta visão e execução poderemos ter um mercado mais justo, transparente, profissional em que todos possam ter a competitividade aliada a longevidade de seus negócios.

 Concluo que temos que praticar uma visão de que Sozinhos vamos mais rápido, porém Juntos vamos muito mais Longe e para isso será preciso executar os princípios e valores de uma governança corporativa madura e profissional, onde 3 pilares são essenciais para a sobrevivência e longevidade das empresas no mercado no longo prazo…

Transparência, Meritocracia e Equidade.

Lúcio Oliveira é Graduado em Jornalismo pela UNICAP, com MBA em Marketing pela FGV, especialização em negócios nos EUA pela Miami Dade College, certificações de Business e Executive Coach pela SBC e Formação de Conselheiro de Empresas pelo IBGC.

*Conteúdo da palestra disponível em http://abracorp.org.br/apresentacoes/

Comitês nasceram com a Abracorp – e evoluíram com ela

A Abracorp – Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas – funciona à base de uma estrutura administrativa enxuta, que concilia rotinas com atividades planejadas e inseridas em cronograma. Dentro da referida estrutura, estão os Comitês Temáticos, que existem desde a criação da própria Abracorp. Instituídos a partir de um grupo de trabalho, por recomendação da Consultoria Delloite, foram ganhando importância e musculatura funcional.
Com o novo Planejamento Estratégico, sob responsabilidade da KPMG, decidiu-se tornar os comitês mais ativos e necessários para os associados. O Estatuto da entidade prevê a figura da Coordenadoria de Comitês e um Regimento Interno estabelece competências e regras de funcionamento. Para tanto, Daiana Moreira foi designada Coordenadora dos Comitês, que acompanha de perto todo o andamento das atividades. Há um calendário fixo de reuniões e um Plano de Ações com cronograma de atividades.
Sobre a estratégia utilizada para a seleção de temas pertinentes aos diferentes Comitês, Daiana explica que “fizemos uma sondagem junto aos gestores de cada área, solicitando sugestões de temas. Cabe acrescentar que os temas também surgem por conta de demandas do Conselho de Administração e dos próprios associados em nossa reunião mensal”.
Para melhor compreensão e clareza do papel que eles cumprem, segue a descrição sucinta dos quatro Comitês Temáticos:

Comitê de Tecnologia:
Missão: “Buscar soluções e gerar sinergias para atender às necessidades de tecnologia comum aos associados”.
Integrantes: 11 membros, representantes da Maringá, Alatur, Promitional, Costa Brava, Tivolitur, BCD, Kontik, BBTUR, CWT, Jet Stream e Casablanca.
Encontros: mensais
Coordenador: Alexandre Agostinho, da Maringá.
Depoimento do coordenador:
“A reestruturação em curso nos Comitês da Abracorp é muito bem vista pelos associados. Acreditamos que um Comitê estruturado e ativo possa fazer grande diferença no tratamento e direcionamento das constantes mudanças que vêm acontecendo no segmento. JuntosSomosFortes”.

Comitê de Produtos e Novos Negócios
Missão: Estreitar relacionamento da Abracorp e seus associados com todos os fornecedores, visando aumentar a percepção de valor pelos nossos serviços e incremento de resultados.
Integrantes: 6 membros, representantes da Avipam, Casablanca, Tivolitur, Alatur, Costa Brava e Hostway.
Encontros: bimestrais
Coordenadora: Rute Camargo, da Costa Brava.
Depoimento da Coordenadora:
“Os comitês de trabalho da Abracorp são extremamente importantes, em um mercado tão dinâmico como o nosso. Desde que ingressei no comitê de Produtos e Novos Negócios, a qualidade do meu trabalho melhorou muito. Compartilhamos informações relevantes e anseios comuns, aproveitando a expertise individual em um grupo heterogêneo. Trabalhamos os pontos mais críticos na busca de uma solução ideal para a maioria. Recomendo a participação nos comitês, pois não agrega valor somente à Abracorp, mas à agencia de cada um”.

Comitê de Desenvolvimento Humano
Missão: Contribuir para atividade de Desenvolvimento Humano, sugerindo melhores práticas aos serviços das associadas, mantendo os associados atualizados sobre o mercado de RH.
Integrantes: 5 membros, representantes da Flytour, Luck, Tour House, Alatur e Solid.
Encontros: bimestrais, com reunião semestral para todos os gestores.
Coordenador: Wilson Marcos, da Solid.
Depoimento do Coordenador:
“O comitê de RH da Abracorp reúne especialistas em gestão de pessoas das agências associadas, com experiências diversificadas e foco nos variados perfis do mercado de viagens corporativas. Aborda temas relevantes do universo da gestão de pessoas e promove discussões plurais. Dentre eles, os desafios do recrutamento e seleção, ações motivacionais, programas de treinamento e desenvolvimento, cultura organizacional, pesquisa de clima, serviços, produtos, benefícios, nova legislação trabalhista e empreendedorismo da própria carreira”.

Comitê de Logística para Eventos e Viagens de Incentivo
Anteriormente denominado MICE (Meeting, Incentives, Conferences and Exhibitions), decidiu-se que o novo nome torna mais amigável o posicionamento perante os clientes.
Missão: Discutir e difundir as melhores práticas na gestão do segmento de logística para eventos e viagens de incentivo, envolvendo associados, fornecedores e clientes.
Integrantes: 6 membros, representantes da Avipam, Costa Brava, Flytour, Kontik, Tristar e Tour House.
Encontros: a cada 45 dias. Há uma reunião semestral com todos os gestores.
Coordenadora: Sheila Ramos, da Kontik.
Depoimento da Coordenadora:
“O CLEVI (Comitê de Logística de Eventos e Viagens de Incentivo) da Abracorp tem em seu DNA a expertise dos maiores profissionais em logística de eventos do mercado. Busca compartilhar as melhores práticas neste segmento, assim como encontrar as melhores soluções sustentáveis para a tríade associados, clientes e fornecedores, fortalecendo o segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions)”.

 

Abracorp participa do Fórum de Gestão de Viagens Corporativas, em João Pessoa

GervásioTanabe – Diretor Executivo da Abracorp

Durante o Festival de Turismo de João Pessoa (PB), será realizado o IV Fórum de Gestão de Viagens Corporativas, no dia 21 de outubro, no Centro de Convenções da capital paraibana. As inscrições são gratuitas. A palestra inaugural, a partir das 16h00, será proferida pelo CEO da PJI Consulting, Paulo Junior, que abordará o tema “O poder da estratégia competitiva no Turismo: o que fazer para melhorar resultados”.

Na sequência, haverá um debate sobre o tema “A tecnologia no universo das viagens corporativas”. Gervasio Tanabe, diretor executivo da Abracorp, será um dos três debatedores. Vinicius Luz, da Latin America Travel, Manager da Unilever; e Carolina Gaete, Gerente Comercial Corporativo da Gol Linhas Aéreas, completam o trio.

O Fórum é uma realização do Hotel Manaíra e conta com o apoio da Abracorp, GBTA, Gol Linhas Aéreas, Convention Bureau de João Pessoa, BIONE e Festival JPA. Evento contará com a presença de várias TMCs Abracorp.

Comitê de RH da Abracorp promove encontro na 45ª Abav Expo

Gestores de RH no encontro, realizado na ABAV Expo

Mais de 30 gestores de RH participaram do encontro realizado pelo Comitê de RH da Abracorp, dia 29/09, encerramento da 45ª Abav Expo. Evento fez parte do cronograma de atividades do Comitê de RH, que se realiza a cada semestre e onde se discute questões relacionadas à Gestão de Pessoas. Compôs a programação palestra do Dr. Luiz Eduardo Amaral de Mendonça. Especialista abordou o impacto da Reforma Trabalhista na vida das empresas e no dia a dia dos negócios. Ao final da apresentação, muitas dúvidas foram esclarecidas. Lei entrará em vigor em 11/11/2017.

Abracorp formaliza padronização de vouchers de faturamento das locadoras

 

Comitê de produtos da Abracorp apresenta solução inovadora, desenvolvida em parceria com as principais locadoras do Brasil

No encerramento da 45ª Abav Expo, na Sala Vip da Ilha corporativa, a Abracorp lançou a padronização dos vouchers de faturamento das locadoras de automóveis. Em vez de um número superior a 30, agora apenas cinco modelos básicos. “Por mais de um ano a Abracorp, via Comitê de Produtos, realizou uma série de reuniões de trabalho com representes das principais locadoras do país. O empenho de todos foi compensado com uma racionalização drástica e funcional dos vouchers”, conta Gervasio Tanabe, diretor executivo da Abracorp.

A medida deve impactar positivamente a produtividade da locação de automóveis, com foco no crescente mercado de viagens corporativas. Por outro lado, vem ao encontro do que estabelece a missão da Abracorp: ser referência na indústria de viagens corporativas, promovendo seu desenvolvimento. De acordo com Daiana Moreira, Coordenadora de Comitês da Abracorp, “todas as locadoras e todas as agências de viagens no país passam também a ser beneficiadas pela padronização dos vouchers de faturamento”.

 

Membros do Comitê de Produtos

Rute Camargo – Costa Brava (Coordenadora)

Daniele Souza – AVIPAM

Gisela Maranhão – Casablanca

Marcello Restivo – Tivolitur

Reifer de Souza – Alatur JTB

Wilson Lima – Hostway

Fórum Abracorp inova em forma e conteúdo

O 1º Fórum Abracorp na Ilha Corporativa, espaço já consagrado da entidade em sucessivas edições da Abav Expo, revelou-se proposta acertada e agradou aos mais de 250 participantes. Sob o tema ‘Uma visão 360º na gestão de viagens’, o jornalista Artur Andrade, da Panrotas, fez a mediação do debate protagonizado por nove personalidades do trade, entre representantes de TMCs, entidades setoriais e clientes corporativos. O conteúdo se baseou em questões pertinentes a três pilares setoriais: Pessoas, Governança e Tecnologia.

Abertura do evento coube ao vice-presidente do Conselho de Administração da Abracorp, Carlos Prado. O secretário municipal de Turismo do Rio de Janeiro, Marcelo Alves, fez uma explanação sucinta sobre as ações que o destino promove para revitalizar apropria imagem e aumentar o fluxo de turistas. O legado olímpico elevou para 372 o número de hotéis na cidade, com 58 mil quartos.

Antes do debate, o consultor de empresas Miguel Noronha Feyo proferiu a palestra ‘Client Experience’, marcada pelo tom coloquial e abordagem didática, instigante e vivencial. “Nosso grande desafio é mudar o modelo de negócio. Transformar empresas em plataformas. Conceitos como o de b2b e b2c, por exemplo, precisam ser repensados”, comentou. Otimista, disse que o Brasil está pronto para a retomada; que se tornou um país de serviços e que as pessoas não querem produtos – querem valor na forma de serviços. E aí entra a experiência.

O Debate

Revezaram-se, numa inovadora forma de discussões, os debatedores Alexandre Castro, VP comercial da Maringá; Fernão Loureiro, LA travel manager da Philips; Fabio Camargo, diretor de vendas da Delta; Luis Vabo, presidente da Solid; Marcos Vileski, diretor de vendas da Rede Atlantica; Paulo Henrique Pires, diretor de vendas Localiza; Rodrigo Cezar, LA travel manager da Roche; Ronaldo Linares, LA travel manager da Accenture e Tarcisio Gargione, VP comercial e marketing da Avianca. Além da Abracorp, estiveram representados a Alagev, o GBTA e o TMG, principais entidades de Travel Managers do Brasil.

O 1º bloco, focado no pilar ‘Pessoas’, gerou uma rodada de considerações relevantes baseadas no conhecimento e na vivência de cada debatedor. Em comum, a percepção de que empresas são formadas por um conjunto de pessoas. E que, a despeito do avanço inexorável da tecnologia, as pessoas seguem fundamentais. ‘Pensar fora da caixa’; ‘temos de nos preparar para desaprender’; ‘o propósito da relação com pessoas começa no recrutamento’; ‘a Abracorp é uma teia – e não apenas uma junção de elos’ foram expressões que perpassaram os pontos de vista ali esboçados.

‘Governança’, pilar do 2º bloco, trouxe à baila o papel das entidades no processo de mudanças e na definição do modelo a ser adotado. A supremacia do ‘preço’ em relação ao ‘valor’, ainda ponto chave nas negociações nos processos concorrenciais. A mentalidade começa a mudar. O papel da auditoria foi um dos destaques, no qual as TMC´s concordam que deve, sempre, existir. Porém, com absoluta isenção, respeitando-se também a confidencialidade contratual delas com os clientes e fornecedores. Entre os pontos convergentes, a convicção de que a auditoria deve ser vista como melhoria de processos – e não como um mero instrumento fiscalizador.

O 3º e último bloco discutiu as implicações do pilar ‘Tecnologia’ no conjunto do negócio de viagens corporativas. Falou-se em ‘Mobility Manager’, ‘Gestão de Demanda de Viagem’ e ‘Gestor de Experiência’. Melhoria da qualidade do diálogo entre os parceiros, com base no conhecimento de ciência do comportamento, como a psicologia, também esteve entre os destaques. A exemplo do 2º, o 3º bloco registrou a menção recorrente do bordão “o que é combinado não é caro”, para sintetizar argumentações.

Reforma Trabalhista: Alterações e Aspectos Práticos para Empresas

 Dr. Luiz Amaral*

Em 13/07/2017 foi aprovada a Lei nº 13.467/2017, regulamentando a chamada Reforma Trabalhista, que trouxe grandes alterações à legislação, especialmente para a CLT. A Lei entrará em vigor em 11/11/2017, após 120 dias da sua publicação, ocorrida em 14/07/2017.

Estamos agora em um período de transição, no qual é essencial preparar-se para as alterações implementadas pela Reforma Trabalhista. As empresas, particularmente, deverão se alinhar às novas disposições, uma vez que, regra geral, são sempre as responsáveis pela regularidade e observância das leis trabalhistas.

Mas não apenas por isso. A Reforma trouxe diversos aspectos que poderão ser explorados pelas empresas. Por exemplo, a formalização de novas modalidades, como o teletrabalho (ou home office) e o contrato de trabalho intermitente. Acrescente-se a expressa autorização da terceirização de quaisquer atividades das empresas, inclusive de suas atividades principais (as chamadas “atividades-fim”), bem como a regulamentação do trabalho autônomo.

Cabe, também, estudar as alterações relativas aos critérios de remuneração dos empregados, pois houve exclusão da natureza salarial de diversas parcelas que antes integravam o salário base para fins de contribuições previdenciárias, fiscais e de FGTS. Alterados, também, os critérios para os pedidos de equiparação salarial, bem como foi criada a distinção para empregados recebendo “altos salários”, a fim de permitir a flexibilização de certas condições de trabalho destes.

Igualmente relevantes as alterações trazidas pela reforma quanto à jornada de trabalho, principalmente em relação às regras para compensação de jornada, banco de horas, jornada de tempo parcial, horas in itinere e intervalo intrajornada.

Ressaltem-se, ainda, as novas disposições quanto ao encerramento das relações empregatícias: a previsão de uma nova forma de extinção dos contratos de trabalho por mútuo acordo entre empresa e empregado, novas regras para a dispensa coletiva e plano de demissão voluntária, alteração do prazo para pagamento das verbas rescisórias e quanto à necessidade de homologação das rescisões pelos sindicatos.

Como se vê, são diversos os temas a serem discutidos quanto aos aspectos práticos da Reforma Trabalhista, uma vez que esta terá impactos diretos no cotidiano do setor empresarial.

*Dr. Luiz Amaral é mestre em Direito do Trabalho pela PUC/SP, escritor e palestrante convidado do Fórum Abracorp na 45ª Abav Expo

Fórum Abracorp será realizado na ABAV Expo 2017

A Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas realizará, pela primeira vez, durante a ABAV Expo 2017 – das 9h30 às 12h00, do dia 28 de setembro, no Expo Center Norte – o Fórum Abracorp – Uma visão 360º na gestão de viagens. A temática do evento conta com a participação e abordagem de todos os elos da cadeia de viagens: clientes, fornecedores e dirigentes das TMC´s Abracorp.  As vagas são limitadas e os travel managers devem, com a máxima antecedência, providenciar as inscrições no website da feira Abav Expo e confirmarem presença no Fórum Abracorp pelo e-mail forum@abracorp.org.br.

Alexandre Castro, VP comercial da Maringá; Fernão Loureiro, LA travel manager da Philips; Fabio Camargo, diretor de vendas da Delta; Luis Vabo, presidente da Solid; Marcos Vileski, diretor de vendas da Rede Atlantica; Paulo Henrique Pires, diretor de vendas Localiza; Rodrigo Cezar, LA travel manager da Roche; Ronaldo Linares, LA travel manager da Accenture e Tarcisio Gargione, VP comercial e marketing da Avianca serão debatedores – todos com presenças já confirmadas. Nesse debate, estarão representados a Abracorp, a Alagev, o GBTA e TMG, principais associações de Travel Managers do Brasil.

“São personalidades do trade, que atuam diariamente 360º em suas relações de negócios e aceitaram o desafio de debater três importantes pilares setoriais: Pessoas, Governança e Tecnologia, compartilhando suas visões de mercado”, destaca Gervasio Tanabe, diretor executivo da Abracorp. A dinâmica do evento prevê ainda a participação direta dos travel managers presentes, trazendo luz à plenária sobre temas que, certamente, são vivenciados a todo momento.

O Fórum Abracorp será aberto pela palestra “Client Experience”, a ser conduzida por Miguel Noronha Feyo, professor do curso de mestrado da ESPM, que possui longa vivência nas relações com o cliente. Expectativas e realidade na linha de frente dessas relações complementam a programação.

 

Abracorp antecipa íntegra dos dados da pesquisa de vendas no 1º semestre

Resultado completo da pesquisa estará disponível no site www.abracorp.org.br, a partir de 24/08

Resultado completo da pesquisa

O total das vendas e transações realizadas pelas associadas Abracorp, no 1º semestre de 2017, suplantou em 9,12% o resultado do mesmo período, em 2016. Contabiliza bilhetes e volume de vendas do segmento aéreo nacional e internacional; diárias e volume de vendas do segmento hotelaria nacional e internacional; da locação de automóveis e transfers nacional e internacional e outros serviços realizadas pelos associados.

Na comparação por segmento, do 1º semestre de 2016 com o 1º semestre de 2017, o aéreo nacional evoluiu 6,68% (de R$ 1.910.990.054 para R$ 2.038.569.408). Já o internacional cresceu 26,35% (de R$1.470.570.205 para R$ 1.858.118.713). A hotelaria nacional decresceu 9,76% (de R$ 985.014.495 para R$ 888.860.169). E a internacional recuou 7,43% (de R$ 201.205.179 para R$ 186.259.240).

O segmento de locação nacional apontou recuo de 13,02% (de R$ 89.748.828 para R$ 77.875.007). Manteve a diária média de R4 95,00. Já o internacional apresentou queda de 16,6% (de R$ 20.465.618 para R$ 17.078.079).

O segmento de transfer foi beneficiado pela redução do tempo de permanência dos viajantes nos respectivos destinos e o incremento das viagens aéreas do tipo bate-volta. Apresentou crescimento de 29,4%, na comparação dos primeiros semestres de 2016 e 2017. Em valores, saltou de R$ 14.048.564 para R$ 18.175.944.

No agrupamento de ‘outros serviços’, o destaque positivo ficou por conta do item ‘eventos’, com crescimento de 13,5%. Evoluiu de R$ 268.078.081 para R$ 304.294.919.

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