A Abracorp – Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas – funciona à base de uma estrutura administrativa enxuta, que concilia rotinas com atividades planejadas e inseridas em cronograma. Dentro da referida estrutura, estão os Comitês Temáticos, que existem desde a criação da própria Abracorp. Instituídos a partir de um grupo de trabalho, por recomendação da Consultoria Delloite, foram ganhando importância e musculatura funcional.
Com o novo Planejamento Estratégico, sob responsabilidade da KPMG, decidiu-se tornar os comitês mais ativos e necessários para os associados. O Estatuto da entidade prevê a figura da Coordenadoria de Comitês e um Regimento Interno estabelece competências e regras de funcionamento. Para tanto, Daiana Moreira foi designada Coordenadora dos Comitês, que acompanha de perto todo o andamento das atividades. Há um calendário fixo de reuniões e um Plano de Ações com cronograma de atividades.
Sobre a estratégia utilizada para a seleção de temas pertinentes aos diferentes Comitês, Daiana explica que “fizemos uma sondagem junto aos gestores de cada área, solicitando sugestões de temas. Cabe acrescentar que os temas também surgem por conta de demandas do Conselho de Administração e dos próprios associados em nossa reunião mensal”.
Para melhor compreensão e clareza do papel que eles cumprem, segue a descrição sucinta dos quatro Comitês Temáticos:

Comitê de Tecnologia:
Missão: “Buscar soluções e gerar sinergias para atender às necessidades de tecnologia comum aos associados”.
Integrantes: 11 membros, representantes da Maringá, Alatur, Promitional, Costa Brava, Tivolitur, BCD, Kontik, BBTUR, CWT, Jet Stream e Casablanca.
Encontros: mensais
Coordenador: Alexandre Agostinho, da Maringá.
Depoimento do coordenador:
“A reestruturação em curso nos Comitês da Abracorp é muito bem vista pelos associados. Acreditamos que um Comitê estruturado e ativo possa fazer grande diferença no tratamento e direcionamento das constantes mudanças que vêm acontecendo no segmento. JuntosSomosFortes”.

Comitê de Produtos e Novos Negócios
Missão: Estreitar relacionamento da Abracorp e seus associados com todos os fornecedores, visando aumentar a percepção de valor pelos nossos serviços e incremento de resultados.
Integrantes: 6 membros, representantes da Avipam, Casablanca, Tivolitur, Alatur, Costa Brava e Hostway.
Encontros: bimestrais
Coordenadora: Rute Camargo, da Costa Brava.
Depoimento da Coordenadora:
“Os comitês de trabalho da Abracorp são extremamente importantes, em um mercado tão dinâmico como o nosso. Desde que ingressei no comitê de Produtos e Novos Negócios, a qualidade do meu trabalho melhorou muito. Compartilhamos informações relevantes e anseios comuns, aproveitando a expertise individual em um grupo heterogêneo. Trabalhamos os pontos mais críticos na busca de uma solução ideal para a maioria. Recomendo a participação nos comitês, pois não agrega valor somente à Abracorp, mas à agencia de cada um”.

Comitê de Desenvolvimento Humano
Missão: Contribuir para atividade de Desenvolvimento Humano, sugerindo melhores práticas aos serviços das associadas, mantendo os associados atualizados sobre o mercado de RH.
Integrantes: 5 membros, representantes da Flytour, Luck, Tour House, Alatur e Solid.
Encontros: bimestrais, com reunião semestral para todos os gestores.
Coordenador: Wilson Marcos, da Solid.
Depoimento do Coordenador:
“O comitê de RH da Abracorp reúne especialistas em gestão de pessoas das agências associadas, com experiências diversificadas e foco nos variados perfis do mercado de viagens corporativas. Aborda temas relevantes do universo da gestão de pessoas e promove discussões plurais. Dentre eles, os desafios do recrutamento e seleção, ações motivacionais, programas de treinamento e desenvolvimento, cultura organizacional, pesquisa de clima, serviços, produtos, benefícios, nova legislação trabalhista e empreendedorismo da própria carreira”.

Comitê de Logística para Eventos e Viagens de Incentivo
Anteriormente denominado MICE (Meeting, Incentives, Conferences and Exhibitions), decidiu-se que o novo nome torna mais amigável o posicionamento perante os clientes.
Missão: Discutir e difundir as melhores práticas na gestão do segmento de logística para eventos e viagens de incentivo, envolvendo associados, fornecedores e clientes.
Integrantes: 6 membros, representantes da Avipam, Costa Brava, Flytour, Kontik, Tristar e Tour House.
Encontros: a cada 45 dias. Há uma reunião semestral com todos os gestores.
Coordenadora: Sheila Ramos, da Kontik.
Depoimento da Coordenadora:
“O CLEVI (Comitê de Logística de Eventos e Viagens de Incentivo) da Abracorp tem em seu DNA a expertise dos maiores profissionais em logística de eventos do mercado. Busca compartilhar as melhores práticas neste segmento, assim como encontrar as melhores soluções sustentáveis para a tríade associados, clientes e fornecedores, fortalecendo o segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions)”.