Conceitos e Terminologia

ATP

Tradução

Tarifa média

Significado

Valor atrelado ao bilhete aéreo emitido. Preço ou tarifa aérea sem taxas.

Quando é utilizado

Geralmente utilizado para obter-se indicadores médios de valor por bilhete. Ex: ATP Médio por Rota, ou por Centro de Custos.

Custo Direto

Significado

Custos que estão diretamente ligados aos recursos diretos que irão prestar os serviços na operação do contrato.

Quando é utilizado

Utilizados para definir os recursos diretos como: Folha Pessoal (Consultores, Líderes e outros colaboradores), Telefonia, Workstation de Trabalho e Impostos.

Custo Indireto

Significado

Custos que estão indiretamente ligados aos recursos que irão apoiar na prestação de serviços na operação do contrato. São linhas de custos que tem a sua produção divididas com outros clientes ou departamentos e devem ter os valores rateados em um processo de precificação

Quando é utilizado

Utilizados para definir os recursos indiretos como: Aluguel, Condomínio, Folha de Pessoal (Diretoria, RH ou outros colaboradores que não trabalham exclusivamente para o contrato.)

Custos Fixo

Significado

São as linhas de Custos que são garantidos e fixos, ou seja, todos os meses estão dentro do orçamento da empresa e tem seus valores inalterados por um determinado tempo ou corrigidos de tempos em tempos. Ex: Aluguel e Condomínio, taxas de contratos anuais de terceiros.

Quando é utilizado

Utilizados para aplicar um conceitos de alocação de custos que são fixos e que impactam no custo dos serviços que serão prestados ao clientes, sejam eles diretos e ou indiretos ao contrato do cliente.

Custos Variaveis

Significado

São as linhas de Custos que são variáveis, ou seja, todos os meses estão dentro do orçamento da empresa, porém tem seus valores alterados mensalmente dependendo de vários fatores como utilização, correção, compras, etc. Ex:Telefonia, Impostos, Compras de material, serviços de entrega, etc.

Quando é utilizado

Utilizados para aplicar um conceito de alocação de custos que são variáveis e que impactam no custo dos serviços que serão prestados ao clientes, sejam eles diretos e ou indiretos ao contrato do cliente.

Despesas Operacionais

Significado

Existem algumas definições e significados dentro do universo de precificação e finanças para esta expressão. A mais comum é que são linhas de despesas definidas como alocadas na Operação de toda a Empresa.

Quando é utilizado

Utilizadas para formar um conceitos de alocação de custos principalmente para defender-se o modelo de custos relativos às despesas que embasaram o preço final do contrato ao cliente.

FEE

Tradução

Taxa

Significado

Sistema de Remuneração que atribue a receita dos serviços diretamente sendo cobrada dos clientes através de vários modelos de mapeamento de custos. Este modelo muda o cenário passado dentro do Agenciamento de Viagens uma vez que ele altera a cadeia de receitas do TMC que até pouco tempo era repassado na totalidade pelos fornecedores e com o FEE, o cliente acaba sendo a fonte pagadora dos serviços.

Quando é utilizado

Utilizado para operar modelos de contrato onde a receita da Agência ou TMC vem diretamente do Cliente Final. Na grande maioria dos contratos, o cliente compra os serviços dos fornecedores (aéreo, hotel, carro, etc) pela tarifa NET, ou seja, sem comissão de terceiros (agência). Isso reduz o valor do ATP e de outros serviços.

Flat FEE

Tradução

Taxa Fixa

Significado

Sistema de Remuneração onde o cliente é responsável pela receita do Agente/TMC. Neste modelo, a formatação dos os custos fixos e variáveis, diretos e indiretos, bem a alocação de uma taxa de gerenciamento que trata-se da lucratividade da Agência/TMC é a remunraçao do TMC. A especificidade deste modelo é que o valor final dos custos + taxa de gerenciamento são integralmente apresentados de forma “flat”, ou seja, sem variações e tem um valor mensal fixo para atender a todas as demandas do contrato informadas pelo cliente.

Quando é utilizado

Este modelo é ainda bem utilizado no Brasil, porém existe a necessidade de se ter premissas ou alinhamentos contratuais que garantam o equílibrio do mesmo como valor mínimo e máximo de compras e ou transações. É muito importante que esse modelo tenha uma análise períodica das informações contratadas como transações ou compras x realizadas para que se tenha a real visão de que a precificação contínua assertiva e justa para ambos, Cliente e TMC.

Gestão de viagens corporativas

Significado

Por Viagens Corporativa se define pelo que venham a ser quaisquer viagens individuais ou em grupos, que são feitas com certa periodicidade que podem ter como público alvo os colaboradores diretos ou indiretos dentro de uma organização e, cujo pagador seja, sempre uma entidade jurídica. A indústria do turismo corporativo entende que as viagens corporativas são aquelas pagas ou que tem os recursos oriundos por um CNPJ, tendo seus contratos na condição B2B, ou seja, Empresas com Empresas. A Gestão de Viagens Corporativas se dá na sistemática que as Empresas aplicam para gerir todas as demandas e situações, sejam elas comerciais, operacionais, financeiras ou tributárias. A cada ano a complexidade desta Gestão aumenta em função da própria necessidade em que as Empresas tem de gerir os seus negócios. Atualmente o orçamento de Viagens Corporativas dentro das organizações ocupa um dos maiores budgets (orçamentos) e deve ser administrada de forma assertiva e eficiente.

Quando é utilizado

Não existem um momento específico ou pré-determinado para que as Empresas iniciem um modelo de Gestão de Viagens Corporativas, até porque sejam elas grandes ou pequenas, cada uma tem a sua metodologia e governança bem como políticas e procedimentos. O que se percebe no mercado é que a medida em que as Viagens começam a aumentar a complexidade e o orçamento se inicia um processo mais assertivo e profissionalizado de Gestão para as Viagens Corporativas.

Managment FEE

Tradução

Taxa por Gestão

Significado

Forma de remuneração ao TMC, onde a composição dos cutos é realizada com base em todos os custos fixos e variáveis, diretos e indiretos, bem como a alocação de uma taxa de gerenciamento paga à Agência/TMC.

Quando é utilizado

Utilizado em contratos em que o cliente e a TMC decidem ter um modelo mais abrangente e estruturado. O valor final mensal destes contratos são variáveis, em função dos custos alocados mensalmente, bem como da taxa de gerenciamento que é calculado através de um percentual sobre as vendas mensais do Cliente.

Margem de Contribuição

Significado

Margem de Contribuição trata-se da lucratividade que a agência obtém, considerando todos os custos diretos e indiretos, fixos e variáveis.

Quando é utilizado

Geralmente é utilizado para avaliar-se o retorno final de cada contrato. A Margem de Contribuição dos contratos é um indicador dos mais importantes para a gestão de qualquer empresa. É extremamente importante que este indicador seja utilizado de forma sistemática e regular e que possa apoiar nas decisões estratégicas e táticas das organizações.

Mixed Fee

Tradução

Taxa mista

Significado

Sistema de Remuneração onde o cliente é responsável pela receita do Agente/TMC. Neste modelo, o custo final é a soma de todos os custos fixos e variáveis, diretos e indiretos, bem a alocação de uma taxa de gerenciamento que trata-se da lucratividade da Agência/TMC. A especificidade deste modelo é que o valor final dos custos + taxa de gerenciamento são separadas e apresentadas fazendo um mix entre os modelos, onde se pode ter dois modelos de Fee conjuntos para atender a operação e a demanda do contrato.

Quando é utilizado

Este modelo pode ser utilizado em contratos onde se pretende ter maior assertividade na precificação durante todo o andamento do contrato. Este modelo não requeer muitas mudanças e revisões de conceitos durante o contrato como alguns outros como o Flat FEE por exemplo. Numa visão financeira é um modelo bem assertivo e justo para ambos, Cliente e TMC.