grupoEvento realizado em Fortaleza, no Ceará, contou com a participação de diretores de agências associadas e representantes do trade local, realizado no Centro de Convenções do Ceará, a primeira edição do Fórum MICE ABRACORP. No evento estiveram presentes os  diretores responsáveis pelo segmento junto às associadas ABRACORP, que debateram temas como a estruturação e a capacitação das associadas para o setor e apresentaram ideias e propostas para a melhoria do setor como um todo. “A ABRACORP tem que fazer valer a sua missão de proporcionar o ambiente para que as pessoas e as empresas possam desenvolver o setor de viagens corporativas e o MICE é parte muito importante desse processo”, afirmou Gervasio Tanabe, diretor executivo da entidade e responsável pela condução dos debates.

O evento contou com a participação nos debates das secretarias de turismo do Estado do Ceará e também de Fortaleza, além da ABIH-CE e da Gol, que levou mais dinâmica ao Fórum com debates de temas de extremo interesse a toda a cadeia. Do trade local, estiveram presentes: Elpídio Nogueira (Secretário Municipal de Turismo), Erick Vasconcellos (SETUR Fortaleza), Marcos Pompeu (Gerente Comercial do Centro de Convenções do Ceará, representando a SETUR-CE), Darlan Leite (Presidente da ABIH-CE), Renato Melo (Gerente Geral da Gol), Wellington Costa (GBTA) e Luiz del Vigna (ABETA).

Um novo encontro do Fórum deve acontecer no segundo semestre, já com resultados efetivos de ações que acontecerão ao longo dos próximos meses, alinhados às estratégias de médio e longo prazos. Com isso, as agências ABRACORP devem consolidar, proativamente, um papel de protagonistas no cenário MICE, em vez de agir, muitas vezes, simplesmente como prestadores de serviços de logística aos seus clientes.

O Fórum MICE ABRACORP foi dividido em três grandes sessões. Na primeira, exclusiva aos associados ABRACORP, discutiu-se sobre capacitação profissional, sustentabilidade econômica e desenvolvimento de negócios. Essa sessão foi valiosa para os associados, pois foi apresentada uma pesquisa conduzida pelo GBTA junto à gestores de eventos corporativos, na qual relevantes e ricas informações puderam ser compartilhadas com esses profissionais. A segunda, com a participação das secretarias estadual e municipal e entidades, debateu-se como Fortaleza e o Estado do Ceará estão se preparando para atuar, de maneira tática, para colocar o destino no radar das associadas ABRACORP no segmento MICE. Na última, com a participação de todos, destacou-se o setor MICE sob a ótica de associados, governo (municipal e estadual), redes hoteleiras, clientes corporativos, entidades e empresas de infraestrutura.

“De todo o encontro, a conclusão unânime é de que esse fórum trouxe muita informação a todos os participantes, com discussões abertas sobre temas como qualidade de atendimento e infraestrutura operacional, requisitos fundamentais quando se fala em MICE”, avalia Tanabe. “O engajamento dos participantes durante os debates foi algo surpreendente, o que mais enriqueceu o evento. Com certeza, o setor crescerá muito com esse fórum e a sua continuidade. Também pudemos descobrir, em Fortaleza, uma cidade com muita disposição e equipamentos modernos para atender o segmento MICE e discutir temas de extrema importância com um grupo altamente profissional”, concluiu.

Confira a opinião de representantes das entidades presentes ao Fórum:

Marcos Pompeu, gerente comercial Centro de Eventos do Ceará.

“O Fórum MICE ABRACORP constituiu uma importante oportunidade de apresentar e ‘vivenciar’ o Centro de Eventos do Ceará, equipamento da Secretaria Estadual de Turismo, referência em dimensão e modernidade no País. Da mesma forma, mostrar uma síntese dos investimentos do Governo do Estado do Ceará, em importantes infraestruturas que qualificam o Estado como um destino turístico competitivo. Contou com a parceria e participação da Secretaria Municipal de Turismo de Fortaleza, das principais entidades representativas e empresários do setor privado do Turismo do Estado, o que realça o ambiente propicio para o desenvolvimento de negócios e possibilidades futuras.”

Elpídio Nogueira, Secretário de Turismo de Fortaleza

“Gostaria de expressar nosso profundo agradecimento pela escolha de Fortaleza para a realização do Fórum MICE ABRACORP. A experiência foi enaltecedora, recebê-los e poder doar um pouco de nossa cultura, hospitalidade e a infraestrutura que Fortaleza tem para abrigar grandes parceiros e eventos.”

Darlan Leite – Presidente da ABIH-CE

“Parabenizo a ABRACORP pela escolha da cidade de Fortaleza para sediar o Fórum MICE ABRACORP. O evento nos proporcionou apresentar, para um seleto grupo, o “destino Fortaleza” com toda sua infraestrutura pública e privada e com um parque hoteleiro competitivo e de ótima qualidade”.