Carlos Prado*

Compareço pela primeira vez na seção ‘Sala Vip’ como presidente do Conselho de Administração da Abracorp. E com muita honra! Não por acaso, me ocorre transcrever excerto do texto “Hora de passar o bastão!”, assinado pelo meu jovem e laborioso antecessor: “A Abracorp está pronta para receber o novo presidente do Conselho de Administração. Seja ele quem for, vai contar com uma boa base e caminhos bem delineados para tornar a entidade mais e mais significativa para o segmento de viagens corporativas!” (Rubens Schwartzmann).

De fato, aqui na Abracorp importa menos quem carrega o bastão e mais o conjunto das forças de cada um de nós. Aqui, felizmente, não se cultiva o continuísmo, mas a continuidade responsável de ações lastreadas em planejamento criterioso e metas bem definidas. E é com essa convicção que aceitei levar adiante a condução de um projeto bem estruturado, do qual participei e vi evoluir, enquanto representante de TMC Abracorp.

Para ser sucinto, chamo a atenção do leitor para os ativos de gestão que a entidade vem acumulando. São iniciativas compromissadas com o médio e longo prazo – e nem por isso divorciadas do dia a dia. Falo da revisão oportuna do Planejamento Estratégico da Abracorp; da seleção realista de metas; do aprimoramento da comunicação com os associados; da evolução consistente dos comitês temáticos; do fortalecimento da relação com o mercado – para pontuar.

No entanto, das sementes plantadas, das semeaduras em curso e das primeiras colheitas, quero ratificar aqui a importância histórica, para nossa instituição, do dia 28 de Junho de 2018. Nessa data, em almoço e clima de congraçamento, lançaremos nossa plataforma de Princípios e Valores do Associado e os guias de Boas Práticas dos Fornecedores e dos Clientes. Documento foi editado para nortear um relacionamento ético e sustentável entre as três partes – TMCs, Fornecedores e Empresas Clientes.

E para coroar o encontro, o lançamento da Fase 1 do projeto de implantação do BI da Abracorp. A ferramenta vem para redimensionar a oferta de dados estatísticos do interesse de toda indústria. Assegura alto grau de abrangência e precisão na coleta, apuração e análise de dados setoriais.

Cias aéreas, hotelaria, locadoras, meios de pagamento, seguradoras estão entre os players que podem ter acesso singularizado a informações. Governança, compliance, fluidez de gestão e melhoria da percepção de cenários são valores que se fortalecem, a partir do BI Abracorp. Até lá!

*Carlos Prado é empresário e Presidente do Conselho de Administração da Abracorp