TMCNum mundo onde a mobilidade permite fácil acesso à uma infinidade de conteúdos, muitas pessoas no mundo corporativo fazem essa pergunta.
ingenuidade pensar que a atribuição de uma TMC seja tão somente ter plataforma de emissão e reserva. As atribuições de uma agência de viagens corporativas vão muito além do que prover esse ambiente de mobilidade, online, para acesso a essa infinidade de conteúdos. Para melhor entendimento, vamos detalhar, ainda que de maneira bastante genérica, essas atribuições em 3 pontos básicos convergentes.

Tecnologia

Uma das principais entregas que os clientes exigem, atualmente, refere-se a infraestrutura tecnológica da agência de viagens corporativas (TMC). Muitas vezes, o cliente imagina que ter uma plataforma de online booking (reservas online) já é suficiente para ter acesso às melhores tarifas (?) e consequentemente, redução em seus custos com viagem. Mas uma área (viagens) cujos valores podem chegar a ser a 3ª maior conta de investimentos deveria ser vista pelas empresas de maneira um pouco mais consistente e nas vírgulas. Afinal integração com ERP´s e outros sistemas de gestão integrada é básico. De que adianta se uma plataforma de online booking não se integra com as demais estruturas da empresa ? E por favor, não vamos aqui concluir que planilhas em excel são processos de integração. Todos sabem quanto custa uma plataforma de ERP. E por isso não podemos imaginar, de maneira simplória, que uma plataforma de online booking é, simplesmente, um sistema de reservas. Esses sistemas conectam-se com variadas plataformas de conteúdos (aéreo, terrestre, serviços), com meios de pagamentos, com processos de reconciliação, com clientes usuários, com clientes gestores e com processos de auditagem, entre outros, num ambiente constantemente atacado por hackers que, portanto, requer alta segurança.

Produtos & serviços

No Brasil operam, hoje, mais de 40 companhias aéreas, milhares de hotéis, centenas de locadoras e uma gama infinita de prestadores de serviços. Todas elas estão presentes, em grupos ou de forma independente em diversas regiões do país, cada uma adequada ao seu marketplace. Cada uma delas, mesmo pertencendo à um mesmo grupo, usa distintos processos de distribuição de produtos e serviços e para piorar, com distintos padrões métricos de características e de qualidade. Entender esse complexo portfólio é, no mínimo, desafiador. Atribuição prioritária de uma agência de viagens corporativas é, compreendendo os perfis de seu cliente, propor as melhores soluções de produtos e serviços, buscando sempre, otimizar os investimentos do cliente, auxiliando-o em processos negociais, inclusive. E, principalmente, a segurança e bem estar de seus viajantes (entenda-se por rastreabilidade e privacidade), item cada vez mais preocupante nas organizações.
Importante entender que as receitas auxiliares passaram a ser o grande foco no setor. O preço de uma passagem aérea ou de uma diária passou a ser apenas um componente tarifário. O que vale é o valor total pago e não o preço do produto. Muitos ainda não entendem isso e persistem em ver apenas na tarifa, o divisor de águas para as definições em suas políticas.

Gestão de recursos

O gerenciamento de tudo isso (tecnologia + produtos & serviços) é, em síntese, o papel da agência de viagens corporativas, uma estrutura organizada com pessoas qualificadas que prestam a consultoria e fazem a gestão de viagens para o cliente. A TMC tem, em sua base, profissionais com profundo conhecimento do binômio tecnologia + produtos&serviços. De nada adianta a melhor tecnologia e os melhores produtos & serviços se o usuário final não tem uma experiência de viagem ou de compra agradável. Por outro lado, não é aceitável essa experiência ser agradável ao usuário e ao pagador (a empresa) restar uma elevação de seus custos no botton line. Isso tudo só é possível através da gestão dos recursos disponibilizados e gerenciados e da experiência de viagem da empresa e de seus usuários. Não há dúvidas, uma agência de viagens corporativas tem os melhores profissionais que podem fazer essa gestão ao cliente. Gestão de viagens é bem mais ampla do que se supõe. Falamos de gestão de processos, que permeia fluxo de pessoas, infraestrutura, serviços, mobilidade, finanças. Esse é o seu core business.

Enfim, a consultoria da TMC começa na formação do orçamento da mobilidade dos serviços, planejamento e construção de uma política de viagens aderente à estratégia do seu cliente e que, ao mesmo tempo, proporcione ao viajante, bem estar e segurança
Conheça mais sobre os serviços oferecidos por uma agência de viagens corporativa ou para falar com um de nossos associados clique aqui