Reunião Abracorp-26-6-14O complexo empresarial World Trade Center, situado na zona sul da capital paulista, recebeu, na última quinta-feira (26), os associados da Abracorp para a realização da reunião mensal da entidade. Promovido com o apoio do Sheraton São Paulo WTC Hotel, o encontro contou com a participação de José Eduardo Guilger, diretor de Vendas do meio de hospedagem. 

Acompanhado pelos gerentes Gisele Alvarez e Vinicius Griesi Cunha, recém-chegado à equipe, o diretor reiterou o interesse em estreitar o relacionamento com a Abracorp de modo que ambas as partes possam explorar o potencial de negócios do hotel. A rede, inclusive, já está totalmente integrada na plataforma B2B, sistema integrado de reservas e faturamento para o segmento hoteleiro desenvolvido pela entidade. “Esperamos que muitas vendas aconteçam a partir de agora”, disse.

Com o objetivo de demonstrar os diferenciais do meio de hospedagem, um vídeo institucional foi apresentado aos participantes. Incluso na categoria “resort urbano”, o Sheraton São Paulo disponibiliza estrutura completa para jogos de tênis, golfe, futebol e inclui parceria com o Jockey Club, além de estar muito próximo do maior estádio privativo do mundo. Integrado ao WTC, considerada a maior área de eventos da América Latina, o empreendimento hoteleiro pode receber eventos com espaço com capacidade para acomodar até 2.500 participantes, disponibilizando salas dos mais variados portes, gastronomia adequada ao tema dos eventos corporativos e teatro, equipado com o inovador sistema de holografia. O hotel possui 296 suítes e, ainda, heliporto, localizado a apenas seis quilômetros do aeroporto de Congonhas.

Segmento de locação de automóveis

Convidado a participar da reunião, Afonso Celso de Barros Santos, presidente do Grupo Dallas, que engloba as marcas AVIS e Budget, acompanhado por Ricardo Kaiser, responsável pela área comercial do grupo, apresentou um panorama sobre o mercado de locação de automóveis em âmbito nacional: com faturamento próximo aos R$ 5,7 bilhões e frota atual de 445 mil veículos, o segmento contempla 270 mil empregos diretos e indiretos e é extremamente concorrido – a estimativa é de que, no Brasil, 2.079 empresas atuem no ramo.
Primeiro presidente de uma locadora a participar de uma reunião promovida pela Abracorp, Santos relembrou o histórico de sucesso da AVIS. “A empresa foi fundada em 1946, nos Estados Unidos. Em 1973 se tornou líder no mercado europeu e, três anos depois, chegou ao Brasil. Hoje, está presente em mais de 175 países”, explicou, referindo-se à AVIS como “especialista mundial na locação de veículos”.
Atualmente, a companhia detém a frota mais nova do país – os veículos chegaram entre dezembro de 2014 e janeiro deste ano. “Trabalhamos com 7.800 carros, mas nossa expectativa é de que este número chegue a 10 mil até o final do ano”, disse.
Para 2014, uma das metas da empresa é fortalecer sua imagem no segmento corporativo, principal fatia de mercado para as locadoras. A fim de atingir este objetivo, a AVIS adotou cinco “chaves para o sucesso”. São elas: produto, serviço, experiência, benefícios e valores. “Vendemos valor, não apenas preço”, comentou o presidente.
Além de uma equipe comercial dedicada aos associados Abracorp e proporcionar atendimento aprimorado na Central de Reservas e no departamento Financeiro, a companhia também pretende trazer uma inovação ao mercado. “Temos interesse em comissionar vocês também nos processos de terceirização de frota. Estou falando de um mercado que movimenta R$ 3 bilhões por ano. A locação de automóvel representa 2% do faturamento da Abracorp, o que é muito pouco”, alegou.
Para atingir este objetivo, a AVIS sugeriu criar atividades de capacitação voltadas aos colaboradores das agências de viagens associadas, de modo a incrementar as vendas e qualificar os profissionais. Edmar Bull, presidente do Conselho de Administração da Abracorp, considerando que a AVIS já é presença confirmada como expositora na 42ª ABAV – Expo Internacional de Turismo, sugeriu iniciar à locadora a promoção de treinamentos na Vila do Saber, visando atender o maior número de profissionais de todo o país que estarão reunidos no Pavilhão de Exposições do Anhembi, entre 24 e 28 de setembro.