Confira tudo o que aconteceu no 8º Fórum Abracorp
Outubro / 2021
O 8° fórum da Abracorp, realizado em Fortaleza no dia 7 de outubro, teve como tema central o valor da distribuição dos serviços para o público segmentado. O encontro, que ficou marcado por ser o primeiro realizado de forma parcialmente presencial desde o início da pandemia, colocou em prática uma discussão enriquecida sobre as agências do turismo corporativo, e os seus desafios econômicos em distribuir produtos ou serviços em um meio digital, no qual os conteúdos e canais de distribuição são tão variados. Participaram do evento: Elisa Carneiro, da Sabre; Diogo Elias, da Latam, Edmar Mendoza, da Copastur, e Paulo Henrique, da Localiza.
O fórum começou com o presidente executivo da Abracorp, Gervásio Tanabe, comentando a respeito do último encontro feito em março de 2020, no qual ele, e todos os outros, tinham como principal pauta os desafios que seriam enfrentados pelo mercado do turismo corporativo com a pandemia que se aproximara. À época, foi constatado que os principais pontos de atenção precisariam ser: Estrutura e Pessoas, Fonte de Receitas, Custos, Competição – Cooperação para Sobreviver, Clientes e Governança. Pontos que, na visão do presidente executivo da Abracorp, não mudaram em questão de prioridade até hoje, afinal, estão na essência de qualquer negócio que queira sobreviver.
Outra parte importante da abertura foi a constatação de todos os convidados a respeito do valor da distribuição. Do ponto de vista de todos eles, a experiência do cliente conta muito para as tomadas de decisão nesta área. Elisa, por exemplo, citou a jornada de compra, e relatou que o Sabre está em um processo para unir o cliente e agência neste ponto. Já Diogo, da Latam, entende que as agências devem conhecer o cliente e sua forma de relacionamento com o conteúdo, para com isso melhorar cada vez mais o processo de compra. Edmar Mendoza, da Copastur, também deu sua opinião sobre o tema, e ainda foi um pouco além: para ele as novas facetas dos clientes devem estar sob o olhar e preparo de todas as TMCs. E, fechando o primeiro bloco, Paulo Henrique, da Localiza, disse que as agências estão na “hora da verdade” e devem estar preparados para este momento.
Volta do presencial
Após o encontro, o presidente executivo da Abracorp, Gervásio Tanabe, destacou a importância da volta dos eventos presenciais, e o impacto dessa retomada em toda a área do turismo corporativo. “Gostaria também de ressaltar um pouco sobre a alegria de estar novamente em um evento presencial. É diferente e muito mais rico de ideias. Foi uma oportunidade de reencontrar as pessoas. Andando por Fortaleza, antes do evento, vi, como sempre, como o turismo de negócios movimenta a região durante suas atividades. Vi, novamente, o comércio ativo para atender os visitantes, os hotéis se ajustando com a volta dessa demanda, e assim toda a cadeia de serviços que se beneficia desses impulsos” disse Gervásio.
O 8° fórum da Abracorp foi uma realização da Abracorp, com patrocínio da Localiza, e apoio da Sabre.