Retomada do turismo prevê volta dos eventos corporativos

Retomada do turismo prevê volta dos eventos corporativos

Agosto / 2021



Aeroportos vazios, hotéis de portas fechadas e funcionários trabalhando em home office. Esse cenário passou a ser uma realidade em grande parte do mundo a partir da descoberta do novo coronavírus em dezembro de 2019. Hoje, 19 meses depois, as empresas e corporações enfrentam novos desafios com a retomada do turismo e dos eventos corporativos.

 

A pandemia forçou a reinvenção das agências, mas o fato concreto é que grande parte delas sofreu um grande prejuízo financeiro. No primeiro trimestre de 2021, foram realizadas 657.890.076 vendas, nacionais e internacional, pelas agências associadas à Abracorp. O número representa queda de 68% em relação ao ano anterior.

 

Mas, já no segundo trimestre, alguns segmentos mostram uma melhora gradual, como o de hotelaria nacional, que atingiu quase 50% de recuperação em relação a 2019. Com a vacinação avançando no Brasil e no mundo, a tendência é de que as viagens, tanto a lazer quanto a trabalho, voltem a movimentar as áreas de aviação e de hotelaria.

 

Um levantamento da Abracorp indicou que quase metade das empresas está otimista em relação ao reaquecimento do setor ainda esse ano. “Eu diria mais por volta de setembro, quando a vacinação estará fortemente estabelecida nesse público economicamente ativo, os eventos também vão voltar”, afirma Gervásio Tanabe, Presidente Executivo da Abracorp em entrevista para o Jornal Vanguarda.

 

Mas, a retomada deve ser gradual e novos cuidados devem ser analisados, como distanciamento social e protocolos sanitários, ou seja, a escolha de companhias aéreas, e de redes hoteleiras, deve ser mais exigente e sempre priorizando o bem-estar do cliente.

“O avanço da vacinação no Brasil e no mundo é um estímulo muito importante para a retomada das viagens. Isso gera a confiança nas pessoas e a segurança necessária. Mas é muito importante que estejamos atentos aos protocolos, com o contínuo uso de máscaras e álcool em gel para a higienização”, finaliza Gervásio Tanabe, presidente executivo da Abracorp.

 

Patrocinadores